Caridade divulgação

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

O PERISPÍRITO E SUA CONSTRUÇÃO EM MILÊNIOS



O PERISPÍRITO E SUA CONSTRUÇÃO EM MILÊNIOS
"A CARNE SUTIL DA ALMA"

.

Meus queridos amigos e irmãos, bom dia! Hoje segunda-feira, nessa nossa conversa doutrinária, sempre diária, trazemos para nosso encontro uma breve digressão sobre o Perispírito, o corpo espiritual do ser humano, aquilo que André Luiz, com seu faro de médico e de repórter, tão bem definiu de forma originalíssima: A Carne Sutil da Alma. Este envoltório do espírito, corpo semi-material que acompanha o ser desencarnate, é conhecidíssimo, desde os evos, em todas as culturas da Terra. 
.



Era o chamado Corpo Ká, no Egito Antigo, o Corpo Celeste pelo Apóstolo Paulo, o Corpo Astral pelo mundo esotérico, ou seja, teve mil definições, mas nenhuma tão bem apropriada como aquela dada por Allan Kardec ao raiar da Codificação Espírita, como Perispírito, corpo que envolve o espírito, como o perisperma que na frutinha é o corpo que envolve a semente. Este corpo sutil ou psicossoma teve sua evolução construída nas duas estâncias da vida, no decorrer de um tempo imenso de milhares e milhares de anos.




André Luiz na sua obra antológica, Evolução em Dois Mundos, com muita categoria e maestria no seu saber desencarnado, é que nos explica com muita proptiedade: "O Corpo Espiritual atravessou lentamente os círculos elementares da natureza, qual vaso vivo, de forma em forma, até configurar-se na forma tipo humana. Foram épocas imensas no tempo e no espaço, porque o perispírito que modela o corpo físico constitue a obra de milênios numerosos, pacientemente elaborada nas duas esferas diferentes da vida, sob a orientação dos instrutores divinos que supervisionam a evolução terrestre."...  




..."Todos os orgão do corpo espiritual e, por conguinte, do corpo físico, foram construídos com  lentidão se valendo das vidas menores. Para constiuir-se o corpo espiritual, o tato nasceu pelas células amebóides, a visão principiou nos flagelos monocelulares, o olfato começou nos animais aquáticos, o gosto surgiu nas plantas e as primeiras sensações do sexo apareceram com as algas marinhas. A marcha do corpo espiritual como instrumento da consciência humana, simboliza a expansão multimilenar da criatura de Deus que, por força da Lei Divina, deve merecer com o trabalho de si mesma, a auréola da imortalidade em pleno céu!"...




Meus caros amigos e irmãos, encerramos mais essa conversa nossa, agradecidos a Deus por nos equipar, com tanta beleza, de um corpo lucigênito, que nos acompanhará nos dois planos da vida por muitos avatares, ainda, ensejando-nos a oportunidade de crescermos espiritualmente para os alticimos da evolução espiritual! Não nos esqueçamos que isto aqui, mesmo sendo uma breve conversa, é todo um esforço que fazemos para que, com conteúdo de qualidade, quem sabe, possamos despertar mentes e corações para um estudo mais apurado e aprofundado da nossa querida Doutrina Espírita.



Nenhum comentário:

Postar um comentário